O exame de motilidade ocular avalia os músculos que são responsáveis pela movimentação dos olhos e as mudanças sensoriais. No exame de motilidade ocular não é necessário o uso de colírios e varia de acordo com a faixa etária do paciente.
A exoftalmometria é utilizada para avaliar e medir o posicionamento do globo ocular na órbita dos olhos. O exame é indicado para diagnosticar e acompanhar doenças dos olhos, como tumores e hipertireoidismo.
A biometria de interferometria (IOL Master) utiliza dois feixes de laser de diodo que incidem sobre a superfície da córnea e sobre a retina, efetuando medidas do comprimento axial, ceratometria, profundidade da câmara anterior e medidas branco a branco. A biometria de interferometria (IOL Master) conta com alta tecnologia e é indicado, por exemplo, para biometria pré-cirúrgica de facectomia com implante de lente intraocular, para biometria em olhos preenchidos por óleo de silicone; para pré-operatório de transplante de córnea e doenças da retina. Este exame é fundamental para cirurgias de catarata onde se escolhe o implante de lente intra ocular Premium, como as lentes intra oculares multifocais ou lentes intra oculares tóricas.
A gonioscopia é um exame que permite verificar o ângulo da câmara anterior do olho, onde a íris se encontra com a córnea. A gonioscopia serve para avaliar a suspeita de glaucoma ou para verificar pacientes que têm essa doença do olho ou propensão a ter o glaucoma de ângulo fechado. Também ajuda na investigação de tumores da íris, trauma ocular e outras anormalidades.
O mapeamento de retina é um exame complementar e é feito para avaliar todo o fundo dos olhos e as suas estruturas. No mapeamento de retina somente as estruturas centrais do fundo dos olhos são verificadas. O mapeamento da retina é feito com a utilização do aparelho oftalmoscópio indireto e com a ajuda de uma lente que o médico oftalmológico segura entre o olho e o aparelho.
A microscopia especular de córnea ou contagem endotelial é utilizada para visualizar células da camada mais interna da córnea. A microscopia especular de córnea utiliza imagens fotográficas do endotélio e é um exame computadorizado que não exige contato. O exame de microscopia especular de córnea é solicitado principalmente em casos de suspeita de doenças degenerativas da córnea, em exames pré-operatórios de catarata, glaucoma, transplante de córnea e cirurgia refrativa.
O potencial de acuidade visual a laser é um exame indolor e que avalia o potencial de visão. O potencial de acuidade visual a laser é normalmente feito em pacientes que se submeterão a uma cirurgia de catarata. No exame de potencial de acuidade visual a laser é aceso um letreiro luminoso onde aparecem letras ou números que o paciente deve ler.
A paquimetria ultrassônica mede a espessura da córnea. O aparelho utiliza uma sonda pequena de ultra-som para medir a espessura da córnea, que, em média, é de 500 micras (0,5 mm). A medição da espessura da córnea é fundamental no pré-operatório das cirurgias refrativas por excimer laser, nos casos de ceratocone, para avaliar a verdadeira pressão intra ocular nos casos de suspeita de glaucoma.
O teste de adaptação de lentes de contato é muito importante para verificar a melhor lente para os seus olhos. Na adaptação das lentes de contato diversos parâmetros são avaliados, como curvatura, movimentação e posicionamento das lentes. No exame de adaptação de lentes de contato o paciente é avaliado com as lentes de teste e, caso seja necessário, são realizadas novas alterações até que se chegar à lente mais adequada.
O teste de sensibilidade ao contraste avalia a qualidade da visão em diferentes níveis de iluminação. A redução da acuidade de contraste pode ocorrer em várias doenças oculares, como doenças da córnea, catarata e doenças degenerativas da retina.
A tonometria é um exame que mede, por meio de um equipamento oftalmológico, a força necessária para achatar uma parte determinada da córnea. Na tonometria de goldmann o paciente encosta o queixo e a testa na lâmpada de fenda e o tonômetro é aproximado até ficar perto dos olhos. O médico oftalmológico regula a tensão do tonômetro e faz as medições. Na tonometria de sopro o examinador alinha um feixe de luz. Um breve sopro de ar é jogado contra o olho e a medição é feita com base na mudança da luz refletida pela córnea durante o sopro.
A ceratoscopia computadorizada é um exame que avalia as mudanças da curvatura da córnea. O exame de ceratoscopia computadorizada permite o diagnóstico de doenças dos olhos, como o ceratocone, da superfície da córnea. É muito utilizado também para a adaptação de lentes de contato. A topografia de córnea mede cerca de 95% da superfície da córnea. Os topógrafos de córnea mais modernos usam o princípio da rasterfotogrametria e a varredura com iluminação em fenda (ORBSCAN II), gerando mapas de curvatura e de elevação e espessura da córnea. A topografia computadorizada de córnea é usado principalmente para confirmar o diagnóstico de ceratocone.
A ultrassônografia ocular é um exame que é solicitado pelo médico oftalmologista que deseja visualizar a condição do fundo do olho por causa da opacidade de córnea, cristalino ou vítreo. O exame de ultrassônografia ocular também é feito quando se deseja verificar a parte posterior ao globo, principalmente em traumas oculares. O exame de ultrassônografia ajuda no diagnóstico de tumores, hemorragias, corpos estranhos intraoculares e deslocamentos de retina e phthisis bulbi. O exame de ultrassônografia é indicado sempre que houver necessidade de avaliar as condições internas do globo ocular e órbita.
Agendar
Consulta