Artigos

Como cuidar dos seus olhos

30 de abril de 2015 - quinta-feira

Para manter nossos olhos funcionando na capacidade máxima, precisamos dar a eles um pouco de atenção e evitar os riscos e atos descuidados que podem prejudicá-los. Em primeiro lugar vamos aprender como a nutrição pode ajudar a fortificar os olhos:

Vitamina A – por gerações, as mães têm dito aos filhos que eles devem comer cenouras para enxergarem melhor à noite, isso não deixa de ser benéfico, na verdade, esse toque de sabedoria popular é uma versão levemente distorcida de um fato científico conhecido. As cenouras são uma excelente fonte de vitamina A e um dos primeiros sintomas da deficiência desse nutriente é a cegueira noturna. Isso não significa, contudo, que comer cenouras vai tornar a visão noturna normal ou ainda melhor.

Mas ninguém nega que a vitamina A seja essencial para a saúde dos olhos e para a visão normal. A deficiência crônica de vitamina A causa uma condição chamada xeroftalmia, ou olhos secos. Isso afeta a córnea, a cobertura transparente que permite que a luz entre nos olhos. Na xeroftalmia, a córnea que normalmente é clara e brilhante, torna-se extremamente seca. Se não for tratada, essa condição pode levar à cegueira. A xeroftalmia atinge cerca de 3 milhões de crianças por ano nos países em desenvolvimento. Mais de 250 mil delas acabará tendo cegueira permanente, uma tragédia que poderia ser evitada através de uma dieta adequada ou suplementação com vitamina A.

Antioxidantes – os antioxidantes têm bastante destaque nas notícias atuais, devido às evidências de que podem prevenir parte da deterioração biológica que acompanha o envelhecimento. Os pesquisadores acreditam que os antioxidantes beneficiam o corpo impedindo o dano celular causado pela oxidação, um processo natural que ocorre como parte do funcionamento celular normal. O processo é similar ao escurecimento de uma fruta cortada que fica exposta ao ar durante muito tempo.

Além de reduzir o risco de doença cardiovascular e de câncer, os antioxidantes junto com o zinco, podem ajudar na proteção contra a degeneração macular, uma doença ocular grave associada à idade. Um estudo feito pelo National Institutes of Health (The Age-Related Eye Disease Study – AREDS) descobriu que os altos níveis de antioxidantes da vitamina A (betacaroteno), C e E reduziam significativamente o risco de desenvolver uma degeneração macular avançada relacionada à idade (DMRI) naqueles que já corriam algum risco de desenvolver a doença.

Minerais – além dos antioxidantes, acredita-se que certos mineiras também estejam ligados à saúde dos olhos. Tem-se mostrado que o zinco, por exemplo, ajuda a reduzir o risco de degeneração macular avançada ligada à idade. Um estudo sobre doenças oculares relacionadas à idade (AREDS) descobriu que tomar altos níveis de zinco, junto com altos níveis de vitaminas antioxidantes, reduzia em cerca de 25% o risco de desenvolver DMRI avançada.

Agendar
Consulta