Artigos

Condições que afetam os olhos temporariamente

30 de abril de 2015 - quinta-feira

Existem problemas oculares que, mesmo com os melhores esforços preventivos, conseguem ser interrompidos. A seguir, alguns dos problemas oculares mais comuns, como identificá-los, como lidar com eles e como impedir que voltem.

Blefarite

A blefarite é uma inflamação das margens das pálpebras, que causa vermelhidão e espessamento. Podem também aparecer escamas, crostas ou úlceras rasas (áreas de erosão). A doença é comum, especialmente em crianças, e com freqüência afeta as pálpebras superiores e inferiores dos dois olhos. Há dois tipos: ulcerosas e não ulcerosas. A infecção dos folículos dos cílios e glândulas oleosas causa a blefarite ulcerosa. A variedade não ulcerosa, que é mais comum, pode ser causada por uma alergia ou dermatite seborréica, que é uma descamação inflamatória do couro cabeludo, sobrancelhas e orelhas. Piolhos também podem às vezes causar o tipo não ulceroso.

Sintomas

  • Coceira, queimação, olhos com as bordas vermelhas;
  • Pálpebras inchadas;
  • Perda de sobrancelhas;
  • Irritação da parte interna da pálpebra (como se houvesse areia ou sujeira por dentro);
  • Os olhos podem lacrimejar e ficar sensíveis à luz.

Na blefarite ulcerosa, as crostas duras e secas que se formam deixam a superfície sangrando quando são removidas. Na blefarite não ulcerosa, aparecem escamas gordurosas que são facilmente removidas nas margens das pálpebras.

Prevenção e tratamento

A limpeza meticulosa pode ajudar a prevenir essa doença. O tratamento imediato é também crítico. Se a blefarite se instalar devido a uma infecção, o tratamento poderá ser um antibiótico. Se a causa for uma alergia (à maquiagem para os olhos por exemplo), o uso da substância que está causando o problema deve ser interrompido. Se houver descamação das sobrancelhas e couro cabeludo, o médico pode recomendar um xampu ou creme para passar no local. A blefarite causada por piolhos pode também ser tratada pelo médico.

Um passo que você pode dar em conjunto com os outros tratamentos mencionados, é limpar a área com uma solução feita a partir de um xampu neutro para bebês. Dissolva uma pequena quantidade do xampu na água e use-o para limpar as pálpebras com um cotonete.

Pode ser difícil se livrar de todos os tipos de blefarite, e ela é com freqüência é recorrente. Felizmente a variedade não ulcerosa não causa danos permanentes, mas o tipo ulceroso, quando ocorre freqüentemente, pode causar cicatrizes nas pálpebras, perda de sobrancelhas e mesmo úlceras na córnea.

Descolamento de retina

Normalmente, a retina fica firmemente presa à coróide, uma camada subjacente de tecido que é rica em vasos sangüíneos. Se acumular uma determinada quantidade de sangue ou outros fluidos entre a retina e a coróide, a retina pode ficar parcialmente ou totalmente descolada.

Os sintomas iniciais de um descolamento de retina incluem ver pontos escuros ou traços de luz flutuando e um embaçamento da visão. Isso pode ocorrer subitamente ou gradualmente. À medida que a condição progride, uma cortina ou véu parecem cair sobre parte ou todo o campo de visão. Para proteger sua visão, você deve buscar atendimento médico imediatamente caso estes sintomas se desenvolvam.

Cirurgia de catarata, miopia grave e traumas, podem causar descolamento de retina. As condições que aumentam a susceptibilidade para esse problema são inflamações ou tumores nos olhos, pressão arterial elevada e hemorragia (sangramento) dentro do olho.

Os procedimentos de tratamento incluem, entre outros, fusão a laser e cirurgia. Se não for tratado, o descolamento pode piorar e por fim levar a cegueira.

Olhos vermelhos

Olhos vermelhos podem significar uma variedade de problemas, desde falta de sono ou uma condição médica simples até uma enfermidade importante que esteja ameaçando sua visão. Se a falta de sono não for o problema, seus olhos vermelhos podem indicar:

  • Um pequeno problema que vai curar sozinho, tal como uma ruptura de pequenos vasos sangüíneos da conjuntiva, possivelmente devido a uma tosse ou espirro forte
  • Reação alérgica
  • Infecção bacteriana ou viral da conjuntiva
  • Surgimento de um terçol
  • Irite, uma inflamação da úvea, a camada do olho que inclui a íris (a irite pode requerer tratamento com remédios)
  • Um trauma, tal como um objeto estranho dentro do olho, o que pode requerer primeiros socorros e possível atenção médica profissional

Para se livrar da vermelhidão, você pode usar um colírio descongestionante à venda sem receita médica. Mas não use em excesso. O melhor antes de usar colírio é conversar com seu médico para ter certeza que os olhos vermelhos não são sintoma de alguma coisa grave.

Sempre que tiver olhos vermelhos junto com dor, saída significativa de pus ou sensibilidade intensa à luz, visite um oftalmologista. Estes sintomas podem indicar uma inflamação dentro do olho, uma úlcera ou mesmo glaucoma.

Jamais esfregar os olhos se estiverem irritados. Se houver um objeto estranho dentro do seu olho, você poderá comprometer seriamente sua visão.

Degeneração macular

O que é?

Nessa condição ocorre deterioração da mácula, a pequena parte central da retina. Esta deterioração leva ao escurecimento da visão central, enquanto a visão periférica permanece intacta. A degeneração macular é a causa líder de perda da visão central entre pessoas com mais de 60 anos. Ela geralmente não leva à cegueira completa, mas restringe gravemente as atividades que dependem da visão central, como ler e dirigir. Os fatores de risco para a degeneração macular incluem cigarro, idade e histórico familiar de degeneração macular.

Tipos

Há dois tipos de degeneração macular: degeneração macular seca e úmida. A degeneração macular úmida é o tipo mais grave e causa a maior parte da perda de visão, mas é responsável por somente 10% de todos os casos de degeneração macular. A degeneração macular seca é mais comum, ocorrendo em 90% de todos os casos, e tende a progredir mais lentamente. Em todos os casos, a perda de visão é progressiva, mas a taxa de progressão varia com o tipo e estágio da degeneração macular.

Há muitas opções novas de tratamento que podem tornar mais lenta a progressão, embora não curem a doença. Se você foi diagnosticado em um estágio inicial da doença, converse com seu médico sobre tomar altas doses de vitaminas A, C e E e zinco. Tem sido comprovado que isso ajuda a retardar a progressão da doença.
Os fumantes, contudo, não devem tomar fórmulas que contenham betacaroteno, já que isso aumenta o risco de câncer de pulmão. Estágios mais avançados de degeneração macular podem ser tratados com diferentes tipos de terapia a laser ou com injeções de um remédio diretamente dentro do olho que interfere no mecanismo que causa a doença.

Cegueira noturna

Uma pessoa com cegueira noturna pode ver bem com boa luminosidade, porém não no crepúsculo ou com luz fraca. As causas da cegueira noturna incluem deficiência grave de vitamina A ou um distúrbio degenerativo hereditário da retina chamado de retinite pigmentosa.

No caso de deficiência grave de vitamina A, o tratamento pode ser a administração de vitamina A. O atendimento médico é crucial para certificar-se que a cegueira noturna é realmente o problema e que as doses de vitamina são seguras.

Retinite

A inflamação da retina, ou retinite, pode ter várias causas, desde condições hereditárias até infecções, Diferentes formas têm muitos sintomas em comum:

  • cegueira noturna
  • inflamação da retina
  • visão afunilad
  • a

  • perda do senso de movimento corporal

Os tratamentos variam tanto quanto as causas. Qualquer pessoa que tenha um destes sintomas deve sempre consultar um profissional especialista em olhos.

Agendar
Consulta