Artigos

Cuidados com olhos de diabéticos

30 de abril de 2015 - quinta-feira

Pessoas com diabetes precisam preocupar-se em particular com a proteção dos seus olhos. As complicações da diabetes impõem sérias ameaças aos olhos. O principal risco de doença ocular para pessoas com diabetes é a retinopatia diabética, quando os vasos sanguíneos anormais crescem através da retina, danificando, e, em alguns casos, destruindo permanentemente a visão.

A retinopatia diabética atinge cerca de um terço das pessoas com diabetes, principalmente depois de terem a doença por pelo menos 10 anos. Cerca de 5% dos diabéticos acabam perdendo a visão devido à retinopatia. Na verdade, ela é a causa líder de cegueira em pessoas com menos de 60 anos de idade nos Estados Unidos e Canadá.

Dieta, medicação e exercício são a chave para controlar a diabetes e reduzir os riscos de retinopatia. A pressão alta aumenta as chances de desenvolvimento de retinopatia. Sabe-se que controlar de perto os níveis de glicose no sangue diminui os riscos de uma pessoa ter retinopatia progressiva. Qualquer pessoa com diabetes que corra esse risco deve ser examinada pelo menos anualmente para verificar se tem doença ocular, mesmo que não haja sintomas na visão. Se for descoberta no início, o avanço da retinopatia pode, às vezes, ser detido através de tratamentos com laser. Quem for diagnosticado com diabetes do tipo II deve fazer um exame dos olhos logo após receberem o diagnóstico, pois os olhos já podem ter sido danificados.

Agendar
Consulta