A blefarite é uma inflamação na parte externa da pálpebra que provoca sintomas como vermelhidão, coceira e a sensação de ter um cisco no olho. Ela pode ter causa alérgica ou infecciosa. As pálpebras ficam mais vermelhas, mais espessas e aparecem “caspinhas” nos cílios.
A blefarite é comumente confundida com conjuntivite por causa da vermelhidão nos olhos. A blefarite provoca coceira, irritação das pálpebras e deixa os olhos vermelhos.
Quais as causas da blefarite?
A blefarite pode ser causada por acúmulo de gordura, bactéria, reações alérgicas a produtos de limpeza de lentes de contato ou maquiagem. A blefarite também pode estar associada a problemas dermatológicos (de pele).
Quais os sintomas da blefarite?
Os sintomas da blefarite nos olhos são: vermelhidão, coceira, olhos lacrimejantes, maior sensibilidade à luz, sensação de ter areia nos olhos, pálpebras inchadas e ardência nos olhos. Já nos cílios, os sintomas são secreção ao acordar, perda de cílios, crostas de casquinhas e crescimento dos cílios na direção errada.
Nas pálpebras, os sintomas da blefarite são percebidos com a presença de casquinhas, aparência oleosa, vermelhidão, inchaço nas bordas palpebrais e coceira.
Qual o tratamento da blefarite?
O tratamento da blefarite é aparentemente simples. A limpeza diária do local afetado é o mais importante. Essa prática deve ser feita com o uso de uma compressa morna nos olho, ação que pode ser executada até quatro vezes ao dia. A limpeza e o uso da compressa devem prosseguir até ocorrer a remissão total dos sintomas.
Deve-se evitar o uso de maquiagem para acelerar o processo de cura. Também são indicados produtos específicos para a limpeza da pálpebra como um xampu neutro, por exemplo.
Agendar
Consulta