Doenças Oculares

/ Queimadura química

A queimadura química ocular é o contato dos olhos com produtos químicos, como produtos de limpeza doméstica, pesticidas ou produtos utilizados no ambiente de trabalho. Produtos como cal, cimento, polidores de metal, amônia, limpadores de fogão também afetam a saúde ocular. Esses produtos são os mais perigosos quando se trata de queimadura química no olho, levando-se em consideração a habilidade do produto de aderir aos alhos e, assim, penetrar nos tecidos.

Os produtos químicos como ácido muriático (usado em piscinas) e ácido sulfúrico (usado em baterias) são exemplos de substâncias que causam queimadura química ocular. As queimaduras ácidas podem ser ocasionadas por explosão, combinando o ácido com outros corpos estranhos, como o vidro, por exemplo.  A queimadura química nos olhos causa muitas dores e pode prejudicar seriamente a visão.

Como evitar a queimadura química nos olhos

A queimadura química nos olhos pode ser evitada com cuidados simples como manter produtos tóxicos e de alta periculosidade fora do alcance de crianças. Evitar o contato das mãos com os olhos durante o uso de produtos químicos. Dentro do ambiente de trabalho seguir as normas de segurança e usar os equipamentos necessários, como luvas, máscaras de gás, óculos destinados a proteger os olhos, entre outros.

O que fazer com a queimadura química nos olhos

Em caso de queimadura química nos olhos é importante lavar imediatamente a região afetada com água corrente por um tempo aproximado de 20 minutos. Depois desta primeira atenção, procure imediatamente um médico oftalmologista para analisar a extensão da lesão.

Queimadura nos olhos por solda elétrica

Esse tipo de queimadura afeta o sujeito que lida com solda sem o uso de óculos de segurança. O ato de fixar os olhos na luz produzida pela solda provoca a queimadura. A lesão não é sentida de imediato, se apresenta ao longo dos dias com dores nos olhos, sensibilidade à luz, vermelhidão e lacrimejamento. Esses são os principais sintomas da queimadura ocular após 12 horas de exposição a este tipo de radiação.

O que fazer em caso de queimadura do olho por solda elétrica

Em caso de queimadura do olho por solda elétrica é importante consultar um médico oftalmologista, que apresentará o melhor tratamento.

Agendar
Consulta