Alguns problemas congênitos, doenças ou traumas oculares ocasionam a perda total e definitiva da visão e, como consequência, a atrofia do globo ocular. Além do comprometimento estético, sabe-se que a perda de um olho também interfere na aceitação social e na autoestima do paciente.
A presença da prótese desempenha um papel fundamental na restauração da assimetria facial provocada pela ausência do globo ocular, como também, a recuperação do volume orbitário e a preservação da forma e do movimento palpebral.
Todos que pretendem usar uma prótese precisam primeiramente realizar um teste para adaptação da prótese ocular com o oftalmologista especialista para avaliar qual melhor modelo, tamanho e material para o olho de cada paciente. Em alguns casos o volume orbitário perdido deve ser recomposto por meio de uma cirurgia reconstrutiva, para que assim, haja possibilidade de uma adaptação da prótese ocular da maneira mais natural possível.
Todos usuários de próteses oculares devem realizar uma consulta de rotina com seu médico oftalmologista anualmente para controlar as condições de higiene e conforto da prótese, prevenindo possíveis complicações.
Agendar
Consulta