30 de abril de 2015 - quinta-feira
A lesão dos olhos pode acontecer em qualquer lugar. Os especialistas dizem que 90% das lesões nos olhos podem ser evitadas. Para isso é preciso um pouco de vigilância adicional nas situações que tornam seus olhos vulneráveis. Aqui estão algumas delas:
Na recreação – seja uma linha de pesca errada, uma bola rebatida, o recuo de uma corda elástica ou faíscas de uma fogueira no camping, os locais de recreação apresentam sérios riscos de lesões nos olhos. O melhor modo de se divertir com segurança é ficar alerta. Preste bastante atenção naquilo que você está fazendo e no que está acontecendo ao seu redor.
O número de lesões nos olhos ligadas aos esportes chega a 200 mil por ano, com os jogadores de beisebol, basquete, tênis, squash e hóquei sendo os mais suscetíveis. Quando você estiver no campo, quadra ou ringue, use óculos de proteção que protejam as laterais também. Os óculos feitos de policarbonato ou outro plástico rígido são os melhores.
Na oficina doméstica – lascas de madeira voando, pregos ricocheteando, solventes espirrando, estes são apenas alguns dos perigos impostos pelas tarefas do tipo “faça-você-mesmo” caseiras. O uso de óculos de proteção pode parecer chatice, mas é capaz de salvar a sua visão. Aqui estão algumas opções:
Jardinagem: muitas pessoas têm descoberto da pior maneira que, mesmo uma tarefa simples, como cortar a grama, pode levar a uma lesão dos olhos. Milhares de ferimentos nos olhos são resultados de pedras ou galhos que voam para longe quando você passa o cortador de grama. Desse modo, é uma boa idéia usar óculos de proteção vedados para se proteger. O mesmo serve para quando você estiver aparando cercas vivas; os galhos podem voltar e atingir seu olho. Quando estiver usando uma serra elétrica, é importante usar tanto o protetor facial quanto os óculos de segurança vedados.
Outras tarefas ou consertos domésticos: muitas outras tarefas que você faz em casa também merecem o uso de proteção para os olhos. Por exemplo, óculos de proteção vedados podem proteger seus olhos da graxa que cai quando você está trabalhando embaixo do seu carro, de produtos químicos que espirram durante uma limpeza ou da tinta que pode derramar quando você está pintando o forro.
O trauma causado por objetos pouco pontiagudos não é o único modo de lesar seus olhos. Há pequenas coisas, aparentemente inofensivas, que você faz todos os dias e que podem resultar em problemas oculares sérios.
Fique atento! Óculos normais não são óculos de proteção
Quando estiver trabalhando com ferramentas elétricas, produtos químicos ou cortadores de grama, não se engane acreditando que os óculos comuns que você usa estão protegendo seus olhos.
Eles não cobrem uma área suficientemente ampla; há muito espaço para que fragmentos passem por fora dos óculos e entrem no seus olhos;
Óculos comuns podem aumentar ainda mais o risco de lesão se os cacos das lentes quebradas voarem para dentro dos seus olhos.
Agendar
Consulta